LEITURA ORANTE DA BÍBLIA


Resumidamente entrego a você os passos da leitura orante na Bíblia/LOB.

1º) Leitura: Leio o texto, releio, procurando compreender o que o texto me diz. Após memorizá-lo, me pergunto: O que o texto diz?

2º) Meditação: saboreio o texto, ou se prefere, rumino o texto, procuro aproximar para minha vida, minha experiência pessoal, onde devo testemunhar o meu Batismo, tendo como bússola a pergunta: O que o texto me diz?

3º)Oração: aqui está a centralidade da Leitura orante. Após entender o relato do texto que escolhi para orar, entender o que ele me diz, aqui já posso falar com Deus, pois o texto me conduz para isso. Esse meu momento de oração pode ser de: suplica, louvor, conversa franca onde dialogo com Deus, se me faltam palavras, posso rezar um salmo da Bíblia. Esse terceiro passo, a Oração, não pergunto mais, e sim materializo  o que o texto me faz dizer a Deus.

4º) Contemplação: Nesse quarto passo vou concretizar a minha leitura orante, que com certeza me levará a uma mudança de atitude: vou estender a reflexão do que li, do que meditei, do que falei para Deus, a Trindade Santa. Daí a importância de não imitar o que os outros falam, mas deixar-me penetrar por esse Deus que me fala em sua Palavra, no nosso Santo Livro. Se fiz silêncio, pude escutá-lo, e vou concluindo: a partir deste texto como devo olhar a vida, as pessoas, a realidade... o que devo fazer concretamente? O que esta Palavra deixou em meu coração  e me convida para um novo modo de ser e agir?

 

Rua Archinto Ferrari, 158 - B. Santo Antonio - São Caetano do Sul - SP CEP 09530-430
            Telefone (11) 4224-5258              

  Site Map